Cada pessoa tem uma performance (jeito de agir) quando estão no meio de outras pessoas. Todos esses comportamentos revelam fatos sobre o seu ascendente.

Você se sente bem na própria pele quando está no meio das pessoas?

Cada pessoa tem uma performance (jeito de agir) quando estão no meio de outras pessoas. Ao formar a sua personalidade vão ao longo da vida, pegando um sorriso de alguém e, o jeito de olhar de outra pessoa ali, o modo de gesticular de outra pessoa acolá e assim vai tecendo a sua teia de comportamentos dos quais as fazem sentir bem quando estão no meio de outras pessoas. É assim que elas vão formando sua personalidade para sobreviver no mundo ao seu redor. Astrologicamente falando, todos esses comportamentos revelam fatos sobre o seu ascendente. Na mesma mentalidade, Arroyo diz que o ascendente revela o modo de expressão de todo o nosso ser em ação no mundo, uma maneira natural e espontânea de enfrentar, de forma imediata, a vida exterior fora de nós mesmos. Revela qual tipo de abordagem preferia escolher para se sentir livre, sem a sobrecarga de outras preocupações.

A partir dessa percepção, veremos que o signo que está na cúspide da casa 1 (no início da casa 1) é o que revelará a forma como sentiremos confortáveis para nos apresentarmos ao mundo. É, portanto, a personalidade que iremos assumir sempre que estivermos em contato com as pessoas ao nosso redor. Isso, independentemente de sabermos qual é o signo que governa essa casa na nossa mandala astrológica. Portanto, sempre que você chega em algum lugar o primeiro comportamento que as pessoas notam é o signo que está nessa casa astrológica.

Dito isso, para analisarmos o ascendente numa interpretação do mapa astral, não podemos analisar puramente o ascendente, a menos que não tenha nenhum planeta, nenhum asteroide dentro da casa 1. Assim, faremos a observação do ascendente em três mapas astrais de supostas pessoas nascidas em 14 de fevereiro de 1981, porém com duas horas de diferença entre elas para poder compreender a posição do ascendente em um mapa astral. Agora veja como localizamos o ascendente no esquema astrológico abaixo e em qual signo e casa:

A partir desse esquema, já podemos perceber que o ascendente está na casa 1 em Touro. Lembrando que independente do signo a casa que marca o ascendente será sempre a casa 1. Pois é a partir dela que é demarcada a personalidade do indivíduo. Então, começando com a análise do mapa acima, já podemos perceber que o fato de a pessoa nascer no dia 14 de fevereiro de 1981 faz ela nascer sobre regência do ascendente no signo de touro. Isso quer dizer que essa pessoa age como se fosse o signo de touro com uma “pitada extra” do signo de gêmeos, pela proximidade desse signo na casa, interferindo no “tempero de suas atitudes”, embora ela seja do signo de aquário com influência no signo de peixes. Nesse caso, é uma pessoa que vai pensar de forma “aquariana peixes”, por ter o sol em aquário próximo ao signo de peixes, ou seja, ela pensa como aquariana, porém com alguns valores piscianos.

Então, digamos que essa pessoa não seria puramente aquariana e seu comportamento não seria puramente taurino, mas também geminiano. Por outro lado, é válido frisar, que gêmeos é apenas uma influência extra, portanto não interfere totalmente no comportamento. Assim, o que vaza no comportamento dessa pessoa é o agir sem pressa, que gosta da sensualidade, do toque suave, do cheiro, dos sons agradáveis. E com a influência do signo de gêmeos ela eleva todas essas características para a área da comunicação, exprimindo uma expressão suave, com voz agradável, quase calmante. Apesar de tem um comportamento assim, alguns momentos, pode agir totalmente diferente disso, influenciado pelas características ocultas de aquário trazidas pelo seu regente urano, marcado pela linha que cruza o ascendente, que faz a pessoa agir de vez em quando de forma rebelde, intelectual, pensar não só nas coisas que envolvem a si, mas também o mundo, que pensa no futuro da humanidade, enfim.

Observe que essa pessoa pode ser influenciada na sua forma de agir de três formas, além de sentir a interferência de Quíron ⚷ em quadratura com a Vênus que está no signo de aquário fazendo essa pessoa sentir uma pressão entre sentir que possam faltar recursos, se apegando como forma de sentir segurança, e por outro lado, a Vênus em aquário que sente atração por pessoas que acolha valores humanitários, que invista nas amizades, que compartilhe seus sonhos e que tenha mente aberta para reconhecer e respeitar as diferenças sociais, segundo Lisboa (2021).

Essa pressão se dá por conta de valores totalmente diferentes na mesma pessoa. Caso a pessoa não se dê conta disso, ela pode ter crises de identidades não sabendo quem ela é de verdade. Mal sabendo ela que é as duas coisas ao mesmo tempo. Para encontrar o equilíbrio, ela precisa saber exatamente quando se utilizar dessas características e ser mais assertiva no seu comportamento.

Se a pessoa nascer duas horas depois que outra pessoa ela muda de ascendente?

Muda sim. No mapa anterior a pessoa nasceu às 12:00 horas, (meio dia), já o próximo no mapa a outra pessoa nasceu às 14:00 horas modificando o seu ascendente que passa a ser gêmeos. Veja como muda o ascendente por conta de 2 horas de diferença:

A partir do mapa acima, com nascimento em 4 de fevereiro de 1981 às 14:00 horas, podemos notar que essa outra pessoa se comporta como geminiana pelo fato de ter o início da casa 1 no signo de gêmeos como influência de netuno em sagitário, que confere uma personalidade bastante comunicativa, imaginativa, além de idealista. Ela é dotada de muita criatividade sempre buscando uma visão de mundo única e expansiva dos seus horizontes. Tem muita sensibilidade artística e costuma ser otimista e sonhadoras, além de gostar de aventuras.

Percebe como muda totalmente a configuração do ascendente, mesmo essa pessoa sendo de aquário como a mapa anterior? Como se não bastasse, essa pessoa ainda tem influência da lua em câncer sobre seu ascendente trazendo mais sensibilidade, intuição, e forte ligação com as emoções aliada ao senso de comunicação e versatilidade. Isso quer dizer que essa pessoa é ao mesmo tempo sensível e comunicativa, sociável. Fazendo com que ela se conecte com as emoções dos outros. Sendo bastante adaptável em várias situações. Cláudia Lisboa 2021 diz que ter a lua na casa 1 é ser marcado desde pequeno pela necessidade de proteção e pelo impacto das experiências de afetividade sobre sua forma de ser e de ver o mundo.

Uma outra configuração importante nesse caso, é a quadratura entre a lua e saturno, que pode trazer desafios emocionais relacionados ao senso de responsabilidade e comprometimento. Cria-se então, um ‘cabo de guerra’ necessidade de segurança emocional, conexão, conforto versus a necessidade de equilíbrio, responsabilidade e limite nas relações.

É possível ter configurações parecidas mesmo nascendo em horário diferente

É possível sim, observe no mapa a seguir de uma pessoa nascida em 4 de fevereiro de 1981 as 15:00 horas como são parecidas com o mapa da segunda pessoa:

Ao analisar o mapa em questão percebeu-se que ele mantém as mesmas configurações do mapa anterior, embora, muda o ascendente que antes era de gêmeos e mudou para câncer, a diferença é que agora é gêmeos que influencia o ascendente em câncer. A quadratura entre a lua e saturno permanece. A influência com netuno vista no segundo mapa também permanece nesse outro mapa. Já no primeiro mapa a influência ocorre com urano, trazendo diferenças entre o segundo e o terceiro mapa.

Você consegue notar como pessoas nascendo no mesmo dia, mês e ano mudando apenas a hora do nascimento pode mudar a personalidade, ou seja, o comportamento delas em relação às demais pessoas, se tratando do ascendente. Às vezes, ouvimos pessoas dizendo: eu também sou de tal signo, mas não tenho nada a ver com o comportamento da pessoa como mesmo signo. Então, é justamente porque dependendo da hora do nascimento, do dia de nascimento que muda a configuração astrológica, modificando o comportamento das pessoas envolvidas. E para que você saiba como você se comporta em relação às pessoas é preciso fazer o seu mapa astral. Assim, você consegue se compreender melhor e não acreditar que é estranho.

Para conhecer mais sobre o meu trabalho CLIQUE AQUI.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

×