Há pessoas que não se importam em errar, outras que se sentem extremamente culpadas e ficam se torturando, se cobrando, se sentindo fracassadas… E quando a culpa é relacionada a educação dos filhos?

Tudo bem. Errei!

Como você lida com os seus erros?

Há pessoas que não se importam em errar, outras que se sentem extremamente culpadas e ficam se torturando, se cobrando, se sentindo fracassadas… E quando a culpa é relacionada a educação dos filhos? Educar as crianças é uma missão muito importante e desafiadora nos dias de hoje. E lidar com essa situação é um exercício de humildade, de superação, de paciência e muito, muito amor. E, mesmo tendo tudo isso, não há garantia de que não iremos errar e ficar se lamentando pelos erros é perda de tempo. O importante é corrigir os erros de forma eficaz.

Quer aprender uma forma de de virar o jogo? Parar de se martirizar e construir uma história de sucesso na educação do seus filhos? Então continua lendo esse artigo que vou te mostrar como fazer isso.

Conceito de “Erro”

Já começo dizendo que “erro” é uma palavra que tem um significado real bem diferente do que estamos acostumados a pensar. Toda ação gera uma reação. Quando tomamos uma decisão e o resultado é contrário ao que esperamos, chamamos isso de erro. Se ficamos satisfeitos, chamamos de acerto. NÓS atribuímos significados a palavras e elas podem nos causar sofrimento ou satisfação, dor ou prazer. Vendo desta forma, podemos dizer que erros não existem, são apenas resultados. Por isso, não existem erros, apenas lições.

Dizer: Tudo bem. Errei! é uma forma de acolher os erros e entender que eles fazem parte do nosso crescimento e podemos aprender com eles. Em vez de ficarmos envergonhados, de sofrer com a autocrítica, podemos assumir a responsabilidade por esses resultados e pensar em corrigi-los. Desta forma, nós daremos o melhor exemplo aos nossos filhos: não há necessidade de mentir, de esconder os erros. Podemos ensiná-los que esses erros não definem quem eles são, fazem parte de estágios do desenvolvimento ou indicam uma ou mais competências a serem desenvolvidas.

Com carinho,

Redação

Caminho Solar

Curta a nossa página no Facebook e inscreva-se em nosso canal no Youtube!

————————————-

Nos acompanhe de pertinho nas redes sociais:

– Facebook: Aline Schulz
– Twitter:  
– Instagram: @alineschulz
– Periscope: @alineschulz
– Youtube: Aline Schulz

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

×